segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Árvore Binária - Classe Principal

Definições de árvore binária
Árvore, no contexto da programação e da ciência da computação é uma estrutura de dados que herda as características das topologias em árvore. Conceptualmente diferente das listas encadeadas, em que os dados se encontram numa sequência, nas árvores os dados estão dispostos de forma hierárquica.

A árvore é composta por um elemento principal chamado raiz, que possui ligações para outros elementos, que são denominados de galhos ou filhos. Estes galhos levam a outros elementos que também possuem outros galhos. O elemento que não possui galhos é conhecido como folha ou nó terminal.

O número máximo de galhos em um elemento é chamado ordem da árvore. Uma árvore binária é aquela de ordem 2, em que cada elemento possui no máximo 2 galhos.


O primeiro exercício a ser publicado é a Classe Principal de uma Árvore Binária.

#include
#include
#include

class node;

typedef node *ptrno;

class node {
private:
int valor;
ptrno esq, dir;

public:
node() {valor = 0 , esq=dir=NULL;}
void setValor(int v) { valor = v; }
void setEsq(ptrno e) {esq = e;}
void setDir(ptrno d) {dir = d;}
int getValor() { return valor; }
ptrno getEsq() { return esq; }
ptrno getDir() { return dir; }

};

Breve explicação:

Esse é o metodo construtor da classe nó.

Como parâmetros privados temos valor e os ponteiros que irão armazenar os valores da esquerda e direita.

Depois como parâmetros públicos temos os valores inicias, as atribuições para os valores para V e para esq e dir de cada paramentro criado, e as funções set para substituir os parâmetros privados, pois não podemos acessá-los diretamente.

Então, com a função GET o programa retornará os valores atribuídos.

No programa principal escreve-se o valor de V e fica um ponteiro guardando o endereço de memória de esq e dir.

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